Raízes Protegidas
O Eixo Raízes Protegidas é a frente de atuação do ICOOPS no combate ativo ao racismo religioso e na defesa da diversidade de crenças. O objetivo central é fortalecer a equidade religiosa e a conscientização antirracista. Para isso, o programa auxilia pessoas, grupos e entidades de matrizes africanas e indígenas em ações de defesa, denúncia, repúdio e busca por responsabilização contra abusos, agressões e constrangimentos.
Nossa atuação se baseia em três pilares:
Formação e articulação: Promovemos um grupo de estudos sobre a laicidade do Estado e colaboramos com movimentos sociais por meio de ações de pedagogia social (palestras, rodas de conversa, capacitações);
Combate direto: Cooperamos ativamente no encaminhamento de denúncias de perseguição e racismo religioso;
Difusão de direitos: Disseminamos informações sobre a legislação vigente e os serviços de proteção disponíveis para a defesa de candomblecistas, umbandistas e demais praticantes.
Projetos
1. CidadaniAxé - Este projeto desenvolve ações culturais, educativas e de comunicação focado em dois caminhos principais: o combate direto ao racismo religioso (por meio de atos públicos e diálogos com o sistema de justiça e de outras autoridades públicas) e a valorização positiva da cultura afro-brasileira (promovendo a música, a culinária e os saberes de terreiro, em prol da cultura de paz.
2. CidadaniAxé pela Paz Inter-religiosa: Caminhada Municipal - Este projeto desenvolve no mês de janeiro uma grande mobilização social focada em dois caminhos principais: a união pública de diferentes fés (celebrando a diversidade e a paz) e o ato político (pelo combate efetivo ao racismo religioso e em defesa do Estado Laico).
3. Encontro Intermunicipal CidadaniAxé e Entrega da Placa Diversidade Religiosa - Este projeto desenvolve no mês de novembro um grande ato de articulação política social focado em dois caminhos principais: o debate estratégico (para unificar pautas e fortalecer a rede de lideranças afro-religiosas) e o reconhecimento público (homenageando aliados que defendem ativamente o Estado Laico e a cultura de paz).
4. O Fala Aí Tati! é um programa de comunicação e educação no formato de talk show que promove o protagonismo da população negra em espaços culturais de São Paulo. Ao longo de 11 meses, o projeto integra música, audiovisual e economia criativa para fomentar a educação antirracista, em conformidade com a Lei nº 10.639/03. A iniciativa justifica-se pela criação de novos espaços de representatividade que utilizam o entretenimento como ferramenta pedagógica e de transformação social. O programa valida o saber negro como patrimônio imaterial e motor de cidadania.
Contato
O Instituto de Cooperação Pública e Social – ICOOPS atua desde 2010 cooperando para promover os direitos humanos, a cidadania e a justiça social.
Telefone: (11) 9 8097-7925
© 2026. Todos os direitos reservados.


