Caminhada encabeçada pelo Movimento CidadaniAxé reuniu dezenas de pessoas no Dia Mundial das Religiões em um pedido coletivo por tolerância e paz
A Zona Norte de São Paulo foi palco da 1ª Caminhada pela Cidadania Religiosa, evento encabeçado pelo Movimento CidadaniAxé em celebração ao Dia Mundial das Religiões, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e a Semana da Diversidade Religiosa. Dezenas de pessoas caminharam no domingo, 21 de janeiro de 2024, por um percurso de cerca de 700 metros entoando cantos e emitindo suas mensagens por paz e tolerância.
Adeptos de diferentes fés, como umbandistas, candomblecistas, católicos, judeus, budistas e outros, pediram juntos:
- Paz para o mundo,
- Respeito ao próximo e união dos povos.
- Promover a cultura de paz por meio da amizade inter religiosa.
- Defender a preservação do estado laico e chamar a atenção da sociedade para uma atitude religiosa antirracista.
- Conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade religiosa.
- Promover a integração entre pessoas de diferentes religiões e crenças.
- Fomentar um ambiente comunitário para a cidadania religiosa multicultural.
Durante todo o caminho os manifestantes cantaram e entoaram palavras de ordem
“O CidadaniAxé é um movimento político, mas não partidário. Somos um movimento político-cultural. Lutamos pelo direito de viver em paz, cada um na sua crença. Realizamos hoje, no Dia Mundial das Religiões, esse ato simbólico em nome da paz e estamos muito gratos a cada um que esteve conosco ocupando a cidade e reverberando a mensagem. Axé para quem é de Axé; Aleluia para quem é de Aleluia; Motumbá para quem é de Motumbá; Shalom para quem é de Shalom; e respeito para todos”, comenta Paulo César, presidente do Instituto de Cooperação Pública e Social (ICOOPS), uma das entidades membro do CidadaniAxé e coidealizadora da Caminhada.